DICA!


O CHEIRO DO RALO

Baseado em romance homônimo escrito pelo desenhista Lourenço Mutarelli, O Cheiro do Ralo marca o segundo filme dirigido pelo diretor Heitor Dhalia. Neste filme, o cineasta imprime muito mais de sua marca com um humor negro afiado, cínico e tragicômico.

Selton Mello interpreta Lourenço, dono de uma loja que compra objetos antigos. As pessoas que entram em sua pequena sala para se desfazer de antiguidades estão sempre precisando de dinheiro. Por isso, Lourenço aprende a explorá-las o máximo que pode.

Lourenço é mal-caráter, tem poucos escrúpulos, é decadente. Mas mesmo assim, sua canalhice é capaz de cativar o espectador pelo humor com a qual ela é tratada. Não é bonito ser Lourenço, mas os espectadores desprendidos de julgamentos morais conseguem enxergar o tragicômico que é o homem.

O Cheiro do Ralo é uma das boas coisas que o cinema nacional tem a oferecer. Premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em 2006, foi exibido no Festival de Sundance - uma das principais vitrines do cinema independente mundial -, nos EUA, coberto de elogios da imprensa local.

Crítica escrita por Angélica Bito